sexta-feira, abril 20, 2007

A Entrega da IURIS GRAFIA, Parte I

Então ontem foi o dia da entrega da revista Iuris Grafia à malta da faculdade. Foi bonito. E pensei, enquanto nos davam a notícia de manhã mal me levantava com dois goles de lucozade e a cabeça e o tronco nú á janela a lamber o calor que se sentia – finalmente! Também já não era sem tempo! O Berhan deu a notícia, malta, a revista já está pronta na gráfica, à nossa espera, e é melhor levarmos os dois carros.
Acedi. Ia ser um dia em cheio, pensei. Mas mal podia adivinhar que iria mesmo ser um dia em cheio! Ainda com o cabelo molhado do duche rápido que tomei e dois beijinhos na minha mãe desprevenida, saio ainda com alguma espuma da barba presa á cara. A meio da viagem de carro, na segunda circular, um problema: telefonema, desta vez do Bernardino, Não vais acreditar, mas a malta de letras fechou a faculdade deles em protesto contra a falta de qualidade da revista deles comparada com a nossa! Pu-lo em alta voz. Mas espera, como é que eles podem estar a fazer qualquer tipo de protesto, se a revista ainda nem sequer saiu?
- É esse o problema que vamos e que vais ter de descobrir – disse-me, com ar sombrio – e digo-te já. Encontrarmos a fuga não vai ser nada bonito.
Arranquei o cigarro da boca quando saí do carro, e já estavam todos à minha espera à entrada da faculdade, vários papéis expostos em cima de uma mesa roubada a uma das salas enquanto os estudavam atentamente e discutiam de forma viva. Tudo aquilo preocupou-me um pouco – e, do outro lado, os estudantes de Letras trepavam sozinhos ao telhado da faculdade com faixas agarradas á boca como aranhas, prontos a esmagar-nos. Contemplei aquele espectáculo todo enquanto desapertava o botão de cima da camisa.
- ok, ok, parem, João, já encontrámos a fuga?
- que eu saiba, ainda não – disse-me o Behran.
- da equipa, quem é que pode ter denunciado a Iuris?- perguntei – e qual é a velocidade a que os gajos de letras imprimem a versão deles e a põem cá fora?
Passámos a meia hora seguinte a delinear planos com as informações que nos vinham continuamente pelos nossos colegas infiltrados dentro da faculdade, um corpo de elite secreto que a associação prepara todos os anos para qualquer eventualidade como esta, grupo tão secreto que nem nós sabemos os nomes deles ou em que não é que andam. O Sol brilhava lá no alto quando chegámos ao impasse: os de letras tinham decidido roubar-nos a revista, e a burocracia do conselho directivo e os telefonemas do Teixeira de Sousa não iriam ser rápidos o suficiente para resolver o caso. A televisão também ia ser lenta demais. Tínhamos de ir, nós, à gráfica buscar os cinco mil exemplares, mesmo sabendo que a malta de Letras estava a vigiar as estradas, tinham alunos no terreno, e que a entrada provavelmente estivesse muito bem guardada.
- que se foda isto tudo, estou farto – disse – quem é que vem no meu carro?
- vais arriscar? – perguntou-me o Dino.
- a única maneira de conseguirmos é arriscar passar por eles, conseguir meter as revistas na mala e no carro, e voltarmos para fazer a distribuição. Mas precisamos de dois carros.
- Vamos todos – Disse o director da revista, dando um murro suava na mesa.
Sorri selvaticamente enquanto dirigi o meu olhar para a faculdade do outro lado da rua.
- Espera – Disse o Behran, agarrando-me no braço – o que vamos fazer é muito perigoso. Não é melhor avisares a Júlia do que é que vamos fazer?
- A Júlia e eu acabámos, João – disse-lhe – e por mais que digas que devemos voltar, ou que nem sequer acabámos verdadeiramente, não és tu, nem todos aqueles wiskys duplos que bebo todas as noites ao balcão de todos os bares, que me vão fazer mudar de ideias. E agora, vamos embora – quero dar uma lição a estes gajos!
Entregar a Iuris sempre fora complicado, deixem-me dizer-vos. A rivalidade nos últimos anos tinha aumentado com a revista da faculdade de letras, A Estrela Tatuada, desde que tínhamos revolucionado, no nosso quarto número da segunda série, a escrita biónica e a fusão da metáfora enquanto símbolo impresso a marca d’água na parte de trás do texto, para permitir ao leitor uma maior compreensão da prosa e, ao mesmo tempo, tornar a escrita mais profunda, enquanto nos preparávamos para criar mais símbolos com o decorrer das descobertas. Nessa altura, eu era só um caloiro que ainda escrevia sobre os sonhos vívidos que tinha em relação a Hiroshima, duas horas antes da explosão, como se tivesse estado lá, ou a paixão das baleias por Avant-Rock, quando tratadas em cativeiro, e os seus efeitos na produção de leite para fins terapêuticos. Mas, hoje, eu era editor da Cultura – e a faculdade de Letras, Mestra das palavras, não iria deixar que revolucionássemos, com este último número, toda a língua portuguesa. No entanto, eu, sentado no meu caro Rocinante, olhos na estrada, à espera do sinal de Ok do Dino e do Behran – porque íamos separar-nos indo por caminhos diferentes – só conseguia pensar na frase seguinte:
- Vamos lá, rapazes. Divirtam-me.

O que se passou a seguir, nem os deuses quiseram acreditar.



J.

|