domingo, dezembro 18, 2005

Ezra Pound e a Loucura.

Um pouco desorientado, pela falta de tudo; falta de pontuação, palavras moucas. A pontuação introduzindo-se como nas imagens ou nas histórias a serem contadas,
Como se as modificassem.
Ezra Pound. Tudo o que me veio à cabeça foram imagens difusas, um pinguim e uma grave fumadora a dizerem “slide”, mescladas com fatos do coelhos que eu preferira não ter conhecido a cara. Esquizofrenia interior ou exterior; o metal cegava-nos como uma luxuriante luz, enquanto brilhava ou encadeava a própria luz;
E a loucura. Segue-me por entre este antro da corredores falsos e forros de veludo vermelho falsos, perdendo-te apenas nas voltas das pessoas, com sorte. Tive ideias para escrever sobre o sono: um mamífero negro como um insecto, cheio de pêlos urticantes, a fitar-me com os seus olhos grandes, de vespa e verdes translúcidos antes de desaparecer de novo. Tenho alguns amigos à porta da loucura.
Porque todos os locais me parecem irreais, mesmo quando são novos – hmmm, talvez seja, não sei, o reflexo do que está errado no mundo, transparecido numa porta aberta de ar fresco, frio, angustiante queimando a parte de trás das narinas e a parte de baixo do cérebro.
Slide.
Se o mundo acabava ou não antes; ou depois,?, vi foi o seu cinzentismo mais que certo a abrir-se entre uma realidade mais plana por entre umas cortinas
Vermelhas e transparentes.
Uma luz cinzenta e amarela.
De repente percebi que não havia nada lá fora que pudesse devorar algo que não estivesse já devorado.
Reciclei as imagens fechando-as num compartimento do meu esquecimento para fermentação.
As figuras natalícias ouviam-se rugir na sua candura solta e desbocada;
Ezra Pound e a Loucura, sempre atrás de mim, como que duas mulheres ou numa só (umas barbas nunca ficaram mal a ninguém) sem uma resposta perante um sono, perante um sonho, perante um silêncio melodioso cheio de guitarras sugestionadas; e outras tantas respostas.
Sorrindo,
O Natal vem aí.
Entre a noite e o dia, a única diferença é apenas a dos grilos.






















(A Loucura)


























J.

|