sábado, junho 24, 2006

||||||||||||.|||||||||||||||__________--------------------------

- O que é que eu achei do teu livro? Estava mais ao menos, assim-assim. A história não é má, se calhar forçaste um bocado a parte do submarino? Mas do resto até gostei, às vezes os teus ponto e vírgulas parecia que ganhavam vida própria! Mas tirando isso tudo gostei. És muito orgânico, e muito ausente, acho que és sobretudo muito ausente; acho que parece que nunca estás, lá mesmo mesmo, a contar a história (talvez tenhas exagerado um bocado nos detalhes das personagens femininas, principalmente na Sheila e na Renata), mas isso também se calhar é por seres homem, mas tudo bem, o leitor assim também acaba por saber um bocado como são as mulheres. Mas não parecia que estavas um bocado apaixonado pelas duas? Assim, a forma como as caracterizaste?

- Inspirei-me em algumas pessoas reais, raparigas e assim

- Foi, não foi? Eu por acaso calculei logo… e já agora, tenho-me esquecido de te perguntar isto antes, ando morta por saber!, como é que, as cenas do submarino, o, como é que sabias com tanto pormenor como é que era o funcionamento das máquinas do submarino atómico?

- Inventei completamente, por acaso.

- Haaaaaaaaa. Isso é muito interessante! Dás-me um cigarro? Obrigado. E tens lume? Há, óptimo… Sabes o que eu achei? Acho que há uma quebra fundamental na própria estrutura da narrativa no livro, mesmo apesar de não se notar muito… imperceptível quase, tudo bem, mas a partir do capítulo sete: parece, acho que pela forma como usas as metáforas, mais duras e frias, assim que houve uma…

- Era para tentar veicular a mensagem de que as coisas iam ficar mais complicadas e que se estava a entrar na recta final, foi mais ao menos essa a ideia

- Claro, logo no início quando ela desce a calçada do Mónaco!

- Isso. Mas e da história, que é que achaste da história em si, achas que estava bem contada ou assim.?

- Há, a história? Completamente, embora por vezes não conseguisses imprimir velocidade à narrativa mesmo quando ela pedia que tudo se passasse muito rápido, percebes? Principalmente nas partes em que há aquele jogo com eles todos em que eles entram e saem ao mesmo tempo dos táxis e estás a falar deles todos ao mesmo tempo sabes? Porque se calhar é assim mesmo o teu estilo de escrita, se calhar és muito paisagístico e espraias-te nas descrições!?

- Por acaso tentei evitar isso a todo o custo, és capaz de ter razão.

- Mas tudo o resto está excelente, excelente, a sério! O final é previsível como se estava à espera; passas-me esse copo para servir de cinzeiro?, mas pela própria narrativa era mesmo assim que devia ser, não é, não sei.. eu gostei muito, achei que estava um livro muito engraçado, até.

- É. Também não é dos meus melhores, ou dos que me tivesse divertido menos, também. Foi assim uma espécie de…………………………..
















J.

|