terça-feira, janeiro 17, 2006

Pessoas da minha Aldeia parte II.5







São estas as únicas fotos que tenho do Xico. O Xico é uma figura interessante. Jura a pés juntos que já comeu mais de mil mulheres, e faz questão de contar histórias comprovativas dos seus feitos. Também diz que já teve mais de cinco (ou sete?) mulheres em casa, depois de se ter divorciado, quando a mulher dele fugiu para fátima com um sapateiro, e levou os dois gémeos com ele. Dantes o Xico era baieta; mas não sei agora bem o que faz. Talvez ainda o seja, mas na verdade, ele só bebe, e muito. Um dia, das poucas vezes que o apanhei lúcido, contou a mim a outros uma história que as pessoas de Sambade juram ser verdade. A verdade e que o Xico come todas as mulheres que quer; eu não sei como, mas estas são palavras dele. Um dia foi a Mirandela, a umas festas que por lá haviam, e começou, ele e um amigo, a meter-se com umas tipas quaisquer que andavam por lá. Desta vez, não eram de facto prostitutas. Passado um bocado vira-se o Xico e diz "Bora"? e elas, "bámos". Foram para uma casa qualquer, cada um para seu quarto, e lá pinaram. A meio da noite ouve uns estrondos na porta e a voz de um homem a dizer "abram já esta porta que eu parto os cornos a quem estiver aí dentro!" aqui a história fica confusa e imprecisa. O xico levanta-se rápido, com uma mão apanha as calças no chão, com outra agarra na porta, e começa a vestir-se com uma mão, enquanto se manda contra porta e diz ele também "entra entra filho da puta que o Xico Cineto tem aqui uma moca e parte-te os cornos todos!" entretanto, a mulher gritava e dizia para ele abrir a porta. o Xico veste as calças, a camisa, veste-se todo já nem eu sei como, e manda-se da janela (estavam num primeiro andar). Soube depois que o amigo fez o mesmo, mas com o cagaço, mandou-se nú para a rua. Era Carnaval, meus amigos, e estavam cerca de zero graus, ou menos, à noite. Sem carro, quase sem roupa, o Xico, madrugada, teve de fazer o caminho desde Mirandela a Sambade a pé. . E, meus amgios, se isso não parece muito, Mirandela fica a 20 kms da aldeia dos meus avós, com a polícia no seu encalço, e um frio de gelar ossos, por entre estradas cheias de curvas e contracurvas, montes e vales. Mas para o Xico Cineto, não houve problema. é que o Xico faz tudo "pelo pito".
Contam-se rumores que um dia chegou a enrolar-se com um travesti, mas isso fica para outra história...














J.




P.S. das personagens da aldeia dos meus avós, tenho muitas. Infelizmente, as que as tenho capturadas em fotografia são escassas. Mesmo assim, guardei, para mim, a melhor delas todas para o fim. Daqui a uns dois dias posto-a. Até lá, fiquem na paz de Cristo.

|