domingo, setembro 16, 2007

O casamento

Casamento ontem. é o primeiro dos meus amigos que se casa. a igreja no sítio onde não conhecemos, o padre simpático que faz piadas, a esmagadora maioria das pessoas que nunca vimos. O meu amigo era solteiro e já não é. E é meu amigo , e será pai, e será um pai. Vai ser um pai em breve. Penso: já não sou novo. Já tenho idade para isto, para estas coisas, para me casar ter filhos, escolher os fatos e os envelopes que vou mandar aos convidados.
(Ou; - já não sou tão novo)
E a tenda, e os acepipes, e um ou dois membros no casamento que bebem sempre mais um pouco, e as pessoas novas que conhecemos porque nos puseram num mesa onde não conhecemos ninguém. Onde talvez não seja suposto! conhecermos ninguém. Enfim, como gosto de dizer: consieremos todas as hipóteses e não mastiguemos as palavras.
Não sei se quero ficar com alguém para sempre. E no entanto quase toda a gente se casa - quase toda a gente quer. Porque é isso o que o casamento é, correcto? fazer-se a cerimónia que simboliza que iremos ficar com aquela pessoa para sempre. A ideia é suposto ser assustadora, mas suponho que se amarmos assim alguém perdemos o medo todo. Simplesmente: Eu não sei se me quero casar.
Mas talvez queira ficar com alguém para sempre.

Ao fim e ao cabo, já começo a ter idade para essas coisas.

|