quarta-feira, novembro 09, 2005

OLD JERUSALEM



(a partir de agora, todas as segundas-feiras, postaremos um post com uma banda específica - esta semana a impossiblidade deveu-se ao tempo recente do post anterior, o manifesto da navalha)



DESCRIÇÃO


Old Jerusalem é um relativamente desconhecido cantautor (relativamente - milhar e pouco de discos vendidos, talvez) português. O seu primeiro álbum, April (na foto) , foi eleito por muitos periódicos e semanários como o melhor desse mesmo ano, 2003. A editora, Bor Land. O seu desconhecimento é elevado por entre os próprios ouvintes da música portuguesa. Poucos concertos, e saídas algo obscuras nas lojas de discos, e fnacs, um pouco por Lisboa e Porto fora.


MÚSICA


folk, mas muitas vezes, é apenas uma solitária guitarra, com umas batidas lentas, sempre iguais, ao longe. Não é, e não pode ser, só folk. Anda por aí uma nova definição (no qual os coldplay e keane seriam os expoentes máximos) que refere que é glum tudo o que seja algo mais intimista, e importante demais, ou calmo demais, para ser pop. Old Jerusalem não o é. A música é, acima de tudo como já se disse, intimista.


IMPRESSÕES


eu e o P. adoramos, achamos que os dois álbuns de old jerusalem (April, o primeiro, e Twice the humbling sun, o segundo) são obras-primas da música portuguesa no início de uma nova década musical em portugal, marcada por um caldeirão a borbulhar de novas e diferentes experiências e estilos. Música calma e bela no seu melhor.


MÚSICAS CHAVE


Quem não encontrar (o que será comum) e que tiver a sorte de encontrar algo em algum programa de partilha de ficheiros, que saque:


wither; stroll;
beauty is a tear;
call;
vernal passing mood;
180 days;
o joy of seeing you;
one, i should know;
you to the east, son;
a feast of outr communion;
entre outros.














J.

|